Participe!

OGPL analisa compra de carne congelada para merenda em Londrina

Data publicação: 18/07/2022

Entidade quer entender se a carne congelada adquirida para merenda escolar em Londrina sofre redução na quantidade após descongelamento

O Observatório de Gestão Pública de Londrina questionou o edital de licitação para compra de carnes e embutidos em atendimento à demanda da secretaria municipal de Educação.

A principal dúvida da nossa equipe é em relação à quantidade de carne resultante do descongelamento dos produtos congelados pelo método IQF. 

Em visita a escolas de Londrina, o OGPL constatou junto às merendeiras que a quantidade de carne sofre uma redução após o descongelamento e que, por isso, fica mais difícil manter a oferta de 30 gramas de carne para cada criança nas refeições, o que seria recomendado pelos nutricionistas que cuidam da merenda escolar.

LEIA MAIS

OGPL analisa compra de material escolar em Londrina

Merenda escolar: resposta da Secretaria sobre a carne congelada

Em resposta ao OGPL, a secretaria municipal de Educação reforçou que o IQF impede a formação de cristais de gelo na carne, com isso, o produto mantém todos os seus nutrientes, cor e sabor. “Alguns itens não precisam nem ser descongelados, no caso das iscas, cubos, tiras e carnes moídas, garantindo uma carne de qualidade e com a menor manipulação possível”, detalha a secretária. O órgão informou ainda que o IQF possibilita o rendimento de 100% do produto e reduz totalmente o desperdício.

O OGPL reconhece que o método de congelamento IQF é eficiente para garantir a qualidade e as propriedades nutricionais da carne, porém, diante do relato das merendeiras, ficamos em dúvida sobre a garantia da quantidade necessária para cada criança. Por isso, o próximo passo será acompanhar o descongelamento das carnes para checar tal informação. 

 Ainda em relação a este edital, questionamos também o porquê de ter sido aberto, tendo em vista que ainda há um contrato para compra de carnes e embutidos vigente. A resposta da secretaria é que as carnes são itens essenciais para a alimentação dos alunos e, diante da instabilidade do mercado, a antecipação é necessária para evitar desabastecimento. 

O OGPL agradece a precisão das respostas da secretaria municipal de Educação em relação às especificações do método de congelamento e a justificativa para abertura do edital. 

Parceiros