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OGPL finaliza relatório sobre distribuição de material escolar em Londrina

Data publicação: 01/04/2022
Observatório de Gestão Pública de Londrina finaliza relatório sobre distribuição de material escolar no município
Equipe do OGPL em visita a escola municipal de Londrina

O OGPL finalizou o monitoramento sobre a distribuição do material escolar para alunos da rede municipal de Londrina. O documento foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação com questionamentos sobre a quantidade e a organização da distribuição dos itens aos estudantes.

A iniciativa foi pautada pelos relatos de familiares de alunos que, após comprarem todo o material escolar pedido em uma lista elaborada pela própria Secretaria, receberam um kit de materiais entregue pela prefeitura para ser usado no ano letivo.

Na visão dos pais ouvidos pelo Observatório, as escolas deveriam mandar a lista considerando que os kits seriam entregues no primeiro dia de aula, pois dessa forma as famílias poderiam comprar menos itens. Os kits entregues continham dois cadernos grandes, uma caixa de lápis de cor, um lápis de escrever, uma tesoura sem ponta e um apontador com depósito. Alguns kits – para séries mais avançadas – continham também uma caneta esferográfica.

Em relação a esse contexto, o OGPL questionou a secretaria se a mesma já sabia que seriam entregues os kits aos alunos quando elaborou a lista de materiais a serem comprados e, em caso afirmativo, porque enviaram a lista mesmo assim, ao invés de pedir apenas os produtos faltantes.  

Outro apontamento das famílias e das equipes pedagógicas é que o kit da prefeitura não é suficiente para o ano todo. Com base nessa informação, o OGPL questionou a Secretaria sobre os critérios usados na distribuição do material, visto que alunos com menor condição financeira poderiam receber mais materiais, de acordo com cadastros da assistência social já feitos pelo município. Perguntou, ainda, se a quantidade e valor total dos objetos adquiridos não seriam suficientes para montar um kit escolar que suprisse a necessidade dos alunos durante todo ano letivo.

Por fim, o OGPL sugeriu que, nos próximos anos, a Secretaria Municipal de Educação adquira agendas personalizadas com a mesma estampa do uniforme escolar para anotação dos recados referentes aos alunos, ao invés de usar um caderno pequeno para essa finalidade. 

No link, baixe o relatório completo enviado à Secretaria Municipal de Educação.

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