Participe!

Secretaria Municipal de Educação divulga medidas de segurança nas escolas

Data publicação: 28/11/2023
Secretaria Municipal de Educação divulga medidas de segurança adotadas nas escolas

Após analisar pesquisa realizada pelo Observatório de Gestão Pública (OGPL) sobre as medidas de segurança que gestores e familiares das escolas municipais consideram mais efetivas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou à entidade quais foram as ações concretas adotadas pelo órgão para reforçar a segurança da comunidade escolar.
A pesquisa do OGPL, apresentada em agosto de 2023, foi respondida por 55 das 88 unidades escolares em Londrina. A grande maioria apontou como soluções desejadas a permanência de segurança ou guarda armada nas escolas e a melhoria da estrutura física dos prédios, como levantamento de muros, manutenção de cercas, construção de quadras em ambiente fechado, assim como implantação de sistemas de videomonitoramento. De acordo com os gestores, essa também seria a opinião da maioria dos pais de alunos.
Diante disso, a SME informou a implementação das seguintes melhorias:

Central de Alarmes e Aquisição de Alarmes

Por meio de parceria entre SME e Secretaria Municipal de Defesa Social-SMDS, foi adquirida uma central de alarmes com dispositivos instalados em todas as unidades. Técnicos realizaram visitas para identificar pontos estratégicos, resultando em um investimento de R$ 149.310,01. 

Plano de Segurança das Instalações (PSI)

Em 2019, a Guarda Municipal desenvolveu o PSI, apontando vulnerabilidades e sugerindo melhorias nas instalações. A SME incorporou essas recomendações nos cronogramas de manutenção e reforma, tornando os espaços escolares mais seguros.

Medidas reforçadas

Diante dos recentes casos de violência nas escolas no Brasil, foram intensificadas as ações de segurança, incluindo aumento na manutenção e instalação de portões eletrônicos, vídeo porteiro, elevação de muros, troca de alambrado por gradil, poda de árvores, aumento de refletores, mudança de local das secretarias, implantação do Botão do Pânico, monitoramento por câmeras desde abril de 2023 e ronda presencial da Guarda Municipal.

Formação e vigilância

Todas as unidades escolares instituíram o Comitê de Segurança Escolar, semelhante à brigada de incêndio. Como 100% das escolas já recebe o  Curso de Brigadista e Primeiros Socorros, um novo módulo sobre segurança escolar foi incorporada desde agosto de 2023.  

Iniciativas em andamento

Encontra-se em processo a contratação de inspetores  e está programada a aquisição de câmeras de vigilância no valor de R$ 2.014.173,58, além da compra de 1100 licenças de câmeras para monitoramento, estimada em aproximadamente 3,6 milhões.
Diante das informações recebidas, o OGPL vai incorporar às atividades programadas para 2024 uma visita às escolas para monitorar a efetiva adoção das medidas. 

Parceiros