Participe!

AFEL denuncia queda na qualidade das fraldas descartáveis distribuídas a crianças com deficiência em Londrina

Data publicação: 15/12/2021

Município deixou de seguir os critérios de qualidade elaborados em parceria com as famílias das crianças com deficiência para comprar as fraldas descartáveis

AFEL denuncia queda na qualidade das fraldas descartáveis distribuídas em  Londrina
Foto de Picsea no Unsplash

O Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) questionou o edital de licitação para aquisição de fraldas infantis e geriátricas, no valor de R$ 547 mil, com o objetivo de saber por que houve mudanças nas justificativas que norteiam a compra dos produtos. A entidade começou a analisar a aquisição de fraldas pelo município após ter sido procurada pela Associação das Famílias Especiais de Londrina (AFEL), que relatou queda na qualidade dos produtos ofertados desde o ano passado.

A presidente da AFEL, Ana Flávia Alves, relatou que as fraldas compradas até 2019, mas depois da análise feita pela associação no descritivo da licitação, eram de boa qualidade. Desde o ano passado, porém, as fraldas entregues possuem menor capacidade de segurar a urina e, por isso, acabam sendo ineficientes para as crianças maiores.

“As famílias precisam usar mais fraldas por dia e, dessa forma, ficam sem o produto antes do prazo para receberem mais. Quem pode, compra mais fraldas, o que aumenta as despesas que não são poucas. O fato é que essa situação afeta a qualidade de vida das crianças”, lamenta. 

Priscila Fabricia da Cruz Amario é mãe da Yasmin, 9, e usa as fraldas entregues pela prefeitura na filha. “A absorção é muito ruim, se não trocar a fralda imediatamente após ela fazer xixi, já vaza”, reclama, destacando que a falta de qualidade fere o que está preconizado no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Análise dos editais das fraldas descartáveis

Após receber as queixas da AFEL, a equipe jurídica do OGPL analisou os editais de compra e constatou que, até 2019, os documentos eram bem justificados, com especificações claras sobre as características das fraldas, mas isso deixou de acontecer nas compras de 2020 e 2021. 

Ana Flávia explicou que os editais que atendiam às necessidades das famílias seguiam critérios de compra elaborados com base em especificações da AFEL, mas isso deixou de ser considerado, o que impactou diretamente na qualidade das fraldas entregues. Na análise do OGPL, quatro aspectos devem ser exigidos dos fornecedores: duração de até quatro horas sem troca, elástico lateral flexível, fitas reposicionáveis e ser adequada para crianças de 15 a 24 quilos.

Parceiros