O Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) é uma instituição independente, cuja principal missão é exercer o controle social dos gastos públicos. Nossa equipe é formada por cidadãos dedicados ao bem-estar de nossa cidade, todos voluntários e que não possuem vínculos político-partidários.
O OGPL foi fundado em 2009, por iniciativa de londrinenses que começaram a se reunir periodicamente para discutir a importância do controle preventivo dos gastos públicos. A fundação oficial ocorreu em 29 de setembro do mesmo ano, em assembleia realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Atualmente, a entidade conta com profissionais voluntários e uma equipe técnica composta por advogado, jornalista e assessor administrativo. A principal atividade do OGPL é monitorar os processos licitatórios e a gestão dos contratos administrativos relacionados à contratação de serviços, execução de obras públicas e aquisições realizadas pelo município.
Por meio de um controle social propositivo e preventivo, o OGPL tem verificado a correta aplicação dos recursos públicos em Londrina.
Saiba mais sobre a nossa história aqui.