Segundo reportagem publicada pela Folha de Londrina em 18 de agosto, o Compra Londrina apresentou uma queda de aproximadamente 74% no volume de negócios com empresas locais
O Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) encaminhou, no dia 2 de setembro, um ofício à Secretaria Municipal de Gestão Pública solicitando esclarecimentos sobre a significativa redução no desempenho do Programa Compra Londrina.
Segundo reportagem publicada pela Folha de Londrina em 18 de agosto, o programa apresentou uma queda de aproximadamente 74% no volume de negócios com empresas locais. No primeiro semestre de 2024, foram movimentados R$ 80,3 milhões, contra apenas R$ 20,9 milhões no mesmo período de 2025.
Criado para fortalecer a economia local e ampliar a participação de micro e pequenas empresas de Londrina em compras públicas, o Programa Compra Londrina é considerado uma ferramenta estratégica de política pública. Por isso, a redução levantou preocupações quanto à sua efetividade e ao impacto na geração de emprego e renda no município.
O OGPL destacou que já havia alertado sobre possíveis dificuldades na estrutura física após a mudança da sala de licitações para abrir espaço à Codel. À época, foi garantido que não haveria prejuízos ao programa, mas as informações recentes indicam problemas operacionais que podem estar comprometendo os resultados.
No documento enviado à Secretaria, o Observatório solicita esclarecimentos em cinco eixos principais:
Ações concretas previstas para retomar o desempenho anterior;
Cronograma de implementação;