Participe!

Secretaria de saúde esclarece dúvidas do OGPL sobre aquisição e distribuição de medicamentos

Data publicação: 04/12/2020

A equipe do Observatório de Gestão Pública de Londrina participou de reunião na Secretaria Municipal de Saúde para entender detalhes sobre como são formados os editais para compra de remédios e insumos da saúde no município, qual o processo de dimensionamento da demanda e quais os critérios usados para definir a aquisição dos produtos. Durante a visita, os gráficos foram explicados e todas as dúvidas em relação à demanda dos medicamentos foram esclarecidas.

Na avaliação dos observadores, houve progresso em relação ao monitoramento realizado pela entidade em 2014/2015, quanto à forma de controle e distribuição de medicamentos  da Centrofarma e das Unidades Básicas de Saúde. 

Foi informado à equipe que, hoje, existe um sistema de controle criado pela Secretaria de  Saúde e conduzido por servidores de carreira da área administrativa e de farmácia. Há uma logística para a formação de dados mais precisos e a atualização é feita no mínimo semanalmente por parte das UBSs. 

Com todas essas informações, é possível gerar dados mais precisos de necessidade de compra dos medicamentos, o que expõe uma grande diferença em relação ao monitoramento anterior. Na ocasião, por falta de dados para subsidiar as compras, havia um problema mais recorrente de falta de  medicamentos.

O próximo passo da equipe do OGPL será fazer o acompanhamento in loco do caminho do medicamento desde a Centrofarma até a UBS.

Parceiros