Participe!

Resposta ao Observatório

Data publicação: 19/02/2019

O Observatório de Gestão Pública de Londrina considerou insatisfatórias as respostas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização aos ofícios 111/2018 e 113/2018, enviados pela ONG no dia 9 de novembro de 2018 com pedidos de informação sobre as obras do novo viaduto da Avenida Dez de Dezembro em Londrina.

O ofício 113 pedia que a CMTU explicasse à população as mudanças no trânsito necessárias à realização da obra, inclusive com publicidade sobre as principais modificações e rotas alternativas para quem trafega pela região. Já o ofício 111 pedia a criação de um portal, no site da prefeitura, com cronograma da obra, um diário de tudo que está sendo feito e o tempo estimado de conclusão.

As respostas recebidas em 13 de dezembro do ano passado são confusas, sem informações concretas sobre o que seria feito, indicando falta de planejamento da obra. Por isso, o OGPL enviou novos ofícios, o 03/2019 e o 05/2019, pedindo novamente as informações anteriormente solicitadas e cobrando prazo para que sejam efetivadas.

De acordo com as respostas aos ofícios enviados em 2018, a primeira reunião sobre o trânsito na região foi no dia 31 de agosto de 2018, um mês antes das obras começarem. Também consta nos documentos que a CMTU inverteu o fluxo da rua Santa Terezinha sem que esta tenha sido reformada pela Secretaria Municipal de Obras. Informada da necessidade de mudança, a secretaria não respondeu aos ofícios da CMTU, que também acusou o secretário de Obras de não comparecer às reuniões para definir as modificações.

Diante da falta de consenso entre os próprios órgãos responsáveis por modificações no trânsito em uma região de grande fluxo, o Observatório vem a público reforçar que continuará a cobrança sobre informações de mudanças no trânsito e aguarda informações mais concretas sobre as mesmas. A entidade também continuará cobrando a publicação do cronograma em  tempo real.

Parceiros