Participe!

“Onda jovem” invade o Observatório

Data publicação: 13/03/2020

Motivados pela vontade de participar do controle social dos gastos públicos de Londrina e exercer a própria cidadania, jovens aderiram à causa do Observatório da Gestão Pública de Londrina (OGPL) e estão atuando como voluntários da entidade. Ao lado de veteranos da ONG, eles tornaram-se assíduos frequentadores das reuniões e já começam a colaborar com  a missão de fiscalizar o uso dos recursos públicos no município. 

O estudante de engenharia civil Vitor Trigueiros, 19, é o mais jovem do grupo. Ele conta que foi inspirado pelo pai, Roger Trigueiros – presidente do OGPL – a dar sua contribuição. “Pensei que seria legar ajudar e coloquei como um propósito para 2020”, conta Vítor, que já participou de um estudo sobre os aditivos do contrato da duplicação da avenida Faria Lima. “Achei que seria difícil, mas é só participar das reuniões para pegar o jeito, não é tão complicado ou inacessível como muitos pensam. Estou aprendendo muitas coisas que serão úteis para o meu futuro profissional e ainda exerço a minha solidariedade. Conhecimento nunca é demais”, considera. 

Daniel Mancebo, 22, também estuda engenharia civil e foi convidado por Vítor para participar da “onda jovem” do OGPL. “Já conhecia o trabalho da entidade e sabia que era referência, mas nunca tinha pensado em participar. Comecei a frequentar as reuniões e me interessei, principalmente por se tratar de um grupo de pessoas motivadas a fazerem o certo”, conta.

Durante as primeiras experiências como voluntário, ele passou a entender melhor como funciona a administração pública e quais são os passos para entregar com qualidade todos os serviços que as pessoas “precisam e merecem”. “Combater a corrupção depende de todos nós e por meio do OGPL sinto que estou fazendo a minha parte”, diz. 

O administrador de empresas Pedro Henrique Jabur Sehn, 24, se interessou pelo voluntariado no OGPL por vontade de aprender mais sobre administração pública. “Não tinha vindo antes por medo de ser burocrático, mas me surpreendi positivamente! As reuniões são dinâmicas e os resultados aparecem muito rápido”, relata. Em pouco tempo de voluntariado, Pedro já propôs uma nova tabela para análise dos contratos de desapropriação dos terrenos no entorno da Faria Lima. “Não tomou muito tempo e espero que colabore com o trabalho dos outros voluntários”, afirma. 

O psicólogo Leonardo Filiputti, 22, foi o vencedor do último concurso de debates promovido pelo Observatório e agora retornou à entidade como voluntário. Com passagens pelos conselhos de Políticas Públicas para a Juventude e Conselho de Transparência, ele viu no OGPL a possibilidade de continuar colaborando para o bem comum. “Se não conhecemos a realidade, alguém sempre decide pela gente”, analisa. 

Seja voluntário

Ser voluntário do Observatório é muito fácil: basta preencher uma ficha de filiação e participar das reuniões, que ocorrem sempre às terças-feiras, às 18h30, na Sala do Observatório (rua Ana Nery, 300, sala 302). Os voluntários podem participar dos debates e escolher atividades com as quais se identificam. A única restrição é não ser filiado a partidos políticos.

Parceiros