Participe!

OGPL produz relatório sobre o Feipe

Data publicação: 13/04/2020
Foto: Pixabay

O Observatório da Gestão Pública de Londrina (OGPL) protocolou junto à Fundação de Esportes de Londrina (FEL) um relatório que analisa o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) de 2019. O objetivo do documento é obter respostas sobre os critérios usados na divisão dos projetos, na pontuação concedida às modalidades e na distribuição de recursos disponíveis.

Após analisar o edital, o presidente do OGPL, Roger Trigueiros, aponta que a principal possível irregularidade encontrada foi na modalidade voleibol. Embora um dos requisitos para receber o recurso seja a presença de um responsável técnico com licenciatura plena ou bacharelado em Educação Física no projeto, o profissional responsável pelo vôlei masculino não atende o requisito.“Chama atenção o fato de outras modalidades terem sido excluídas por questões menos relevantes. O OGPL quer entender o critério usado para a aprovação ou exclusão dos projetos”, afirma.

Ainda em relação aos critérios, o edital não explica os fatores levados em conta para incluir as diferentes modalidades nos cinco programas esportivos que fundamentam o financiamento municipal para a prática de esportes no município de Londrina: Formação Esportiva da Juventude, Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte Adulto, Apoio às Ligas Esportivas Londrinenses, Esportes Para Pessoas com Deficiência e Modalidades Alternativas. Outra dúvida é em relação à pontuação de 0 a 7 atribuída a cada modalidade e o critério para definição dos valores destinados a cada uma delas.

A FEL anunciou que vai abrir novo edital para a Feipe 2020 ainda no primeiro semestre para completar a distribuição de recursos disponíveis. Dos 81 projetos aprovados, foram 39 classificados. Dos R$ 4,1 milhões disponíveis, foram aprovadas propostas que totalizam R$ 2,1 bilhões. “Diante desse resultado, o OGPL recomenda que o novo edital seja mais claro em relação aos critérios adotados e recomenda que a Fundação de Esportes ofereça orientação para os interessados em apresentar projetos”, afirma Trigueiros.

O Observatório de Gestão Pública de Londrina entende o esporte como atividade essencial para o desenvolvimento da sociedade. “O relatório tem o objetivo de auxiliar o esporte londrinense não apenas para as conquistas em competições, mas, principalmente, para as conquistas cidadãs, haja vista o potencial que o esporte possui em desenvolver as capacidades sociais do ser humano em suas variadas faixas etárias”, explica.

Parceiros