Participe!

Notícias da semana: OGPL questionou Codel sobre lei que autoriza empréstimos a pequenas empresas

Data publicação: 08/01/2021

As reuniões semanais do Observatório voltaram! Após duas semanas de recesso, voltamos a realizar nossos encontros semanais, que seguem na modalidade virtual. Confira os temas que foram debatidos na reunião:

>>A primeira licitação que a equipe do OGPL vai analisar em 2021 será a de contratação de serviço de confecção de projetos completos e aprovados para reforma e ampliação do Terminal Urbano Central de Londrina, no valor máximo de R$ 486 mil. 

>>O Observatório recebeu as respostas da Codel ao questionamento sobre os resultados da lei que autoriza o município a destinar R$20 milhões como garantia para que instituições bancárias pudessem fazer empréstimos a pequenas empresas afetadas pela pandemia. O OGPL questionou, entre outras coisas, sobre os critérios para conceder os empréstimos, a demanda das empresas, como é o fluxo de atendimento e os motivos que justificam a negação do empréstimo. 

A Codel informou que o valor total do recurso está depositado em uma conta corrente vinculada ao Fundo Garantidor de Crédito Garantinorte. Informou ainda que não há fila de espera, muito embora haja demanda diária pelo serviço. Os motivos mais comuns para negativa das cartas de crédito são restrições no Serasa ou SCR e capacidade de pagamento deficitária, identificada após análise de crédito. O órgão também relatou ao OGPL que, até 30 de novembro de 2020, já tinham sido efetivadas 132 cartas de crédito.

A equipe do Observatório continua com dúvidas sobre o funcionamento do benefício, por isso, foi solicitada reunião com a Codel para sanar as mesmas. 

>>A primeira reunião do ano também foi marcada pelos debates sobre a retomada do projeto de criação de um sistema de informações do OGPL! A entidade busca imprimir cada vez mais transparência às suas ações e deve voltar a discutir a parceria com a UEL para criação da ferramenta. 

#Covid-19#

Durante a reunião semanal, observadores relataram ter recebido reclamações sobre o tempo de espera do resultado para detecção da Covid-10 em Londrina, que seria em torno de 4 a 5 dias. Diante disso, será feito contato com a secretaria municipal de Saúde para esclarecer sobre os protocolos adotados.

Parceiros