Participe!

MasterPlan debate de projetos estratégicos para a Londrina do futuro

Data publicação: 20/08/2021

Após mobilizar lideranças de diversos segmentos, ouvir as demandas da população, governanças e setores – foram recebidas centenas de ideias de projetos, propostas e solicitações – o MasterPlan Londrina 2040 entrou na fase de discussão e análise dos projetos estratégicos. Mais de 700 contribuições foram registradas nas ações anteriores, incluindo governanças, servidores e público geral. Agora, na nova etapa, iniciada nesta semana, as articulações estão focadas na consolidação das propostas apresentadas, a partir da visão de futuro construída coletivamente, que integrarão um plano integrado de ações pensando na cidade desejada para daqui 20 anos. Assim, os projetos englobarão iniciativas para curto, médio e longo prazo.

Masterplan propõe visão de futuro

 Mais detalhes sobre os trabalhos foram fornecidos em 28 de julho por meio de entrevista coletiva concedida pela organização do MasterPlan. Participaram Rodrigo Souza, coordenador da MacroPlan, empresa contratada responsável pela condução deste planejamento estratégico; Bruno Ubiratan, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL); e Marcia Mocelin Manfrin, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Segundo Rodrigo Souza, coordenador da MacroPlan, muitas ideias interessantes foram levantadas nas oficinas de trabalho já realizadas em seis áreas da visão de futuro estabelecidas: Londrina Inovadora e Criativa; Londrina Dinâmica e Conectada; Londrina Planejada e Sustentável; Londrina Saudável e Pacífica; Londrina Protagonista e Eficiente; e Londrina Educadora e Inclusiva.

“Apenas para citar um exemplo, foi levantada a ideia de, futuramente, podermos contar com um Festival Internacional de Inovação, pensando em festivais tradicionais como os de música e teatro. A intenção seria atrair pessoas e empresas inovadoras, oferecer capacitações, formações e interação entre financiadores e startups, gerar negócios e ideias concretas neste e outros segmentos. Algo que ajudaria a potencializar coisas já existentes e também gerar novos frutos, dando maior dimensão e valorização a essas áreas”, detalhou.

Outro assunto mencionado foi a sugestão da implantação de parques lineares, em diferentes regiões de Londrina, com estrutura para trajetos de bicicleta, espaços de lazer e convivência nos bairros, comércio, academias ao ar livre, oferecendo conforto e lazer aos moradores. Também foi mencionado sobre uma rede intermodal de transporte coletivo, um complexo aeroportuário, novos centros industriais e um corredor cultural e histórico na região central de Londrina. “Há várias ideias surgindo, envolvendo também vocações econômicas da cidade como tecnologia, inovação, setor da saúde, construção civil e economia criativa. São ideias da sociedade organizada, setores diversos, universidades e população como um todo. Mas, claro que há a necessidade de estudos e análises mais aprofundadas, verificar se é viável, se é possível o financiamento e a implantação de fato”, disse o coordenador.

A partir das oficinas, e de outras atividades, serão analisadas e formuladas propostas estruturantes que tenham pertinência com a visão de futuro desejada pelo MasterPlan, ou seja, uma Londrina inovadora, sustentável e com qualidade de vida. Tais iniciativas podem ter relação com projetos já existentes e ainda não aplicados, aqueles em andamento ou em processo de elaboração, sendo que todos precisam contribuir, efetivamente, para resolver algum problema da cidade, ampliar ou aprimorar ações do poder público. A seleção de projetos e detalhamento de metas estão previstas para serem concluídos até o final de novembro de 2021.

O documento do MasterPlan está disponível no site para download no link https://www.2040.londrina.pr.gov.br/post/planejando-juntos-o-futuro-de-londrina. A população pode participar enviando sua opinião até o dia 31 de agosto deste ano. É possível enviar sugestões pelo próprio site do projeto www.2040.londrina.pr.gov.br.

Texto de Renan Oliveira/Codel

Parceiros