Participe!

Compra Londrina vence prêmio InovaCidade 2022

Data publicação: 25/05/2022
O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, participaram do evento para receber o prêmio

O Programa Compra Londrina, desenvolvido pelo município de Londrina com apoio do Observatório de Gestão Pública de Londrina, recebeu o Prêmio InovaCidade 2022 pelo desenvolvimento de estratégias de retomada econômica de Londrina pós-Covid-19. A premiação mais importante de cidades inteligentes da América Latina foi concedida pelo Instituto Smart City Business America, durante um evento no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, participaram do evento para receber o prêmio.

O Instituto Smart City Business America é uma organização sem fins lucrativos, que reúne governos, empresas privadas e organizações sociais na área de tecnologia e consultoria em prol do desenvolvimento de cidades inteligentes e da melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta edição, 24 projetos realizados pela administração pública, que tiveram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, receberam o prêmio, incluindo o Compra Londrina. Ao todo, 96 iniciativas se inscreveram e passaram pela avaliação da comissão organizadora. “Esse é um evento que serve para preparar a cidade do amanhã frente aos desafios que foram impostos pela pandemia para todas as cidades”, acredita o presidente global do Instituto Smart City Business America, Leopoldo de Albuquerque.

Compra Londrina ajuda na retomada econômica pós-covid

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o Programa Compra Londrina vem ajudando o Município de Londrina na retomada econômica pós-pandemia, visto que a Prefeitura é a maior compradora pública da região, adquirindo desde agulhas para uso médico nas Unidades Básicas de Saúde até caminhões para conserto de estradas rurais e execução de asfalto. São quase R$ 300 milhões investidos anualmente em compras de produtos e serviços contratados pela Prefeitura de Londrina.

Somente nos primeiros três meses deste ano, mais de R$ 64 milhões foram negociados com empresas de Londrina nas licitações, segundo o prefeito. “É o dinheiro dos moradores de Londrina movimentando a economia, gerando empregos e renda na nossa própria cidade. Parabéns à equipe da Secretaria de Gestão Pública e ao Programa Compra Londrina. Vida longa ao programa e que cada vez mais as empresas de Londrina vençam as nossas compras e se tornem parceiras da Prefeitura”, disse Marcelo.

O diferencial do programa está no fato de que ele ensina (de forma clara, objetiva e transparente) qualquer empresa a concorrer com produtos e serviços nos diversos processos licitatórios realizados pela Prefeitura. “Simplificamos a disputa: no lugar de complexas ferramentas tecnológicas de pregões eletrônicos, que poucos conseguem compreender. A Prefeitura usa uma tecnologia intuitiva de videochamadas com chats, e qualquer pequeno negócio pode disputar uma compra usando, até mesmo, o celular”, elucidou o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti.

Além disso, segundo Cavazotti, outro ponto relevante é o trabalho voltado para a construção de um ambiente de negócios íntegro e sadio, para despertar confiança entre as partes, poder público e empresários.

Parceiros