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Compra Londrina

Data publicação: 04/05/2018

O Programa Compra Londrina tem como objetivo incentivar empresas da cidade a
participarem das compras públicas, como forma de se reduzir os custos das licitações,
melhorar a qualidade dos serviços e desenvolver a economia local.

Como resultado do trabalho de sensibilização do prefeito eleito em relação ao programa,
no dia 05/abr foi realizada a primeira reunião da Comissão de Implantação do Programa
Compra Londrina. Nesta reunião fomos informados que a prefeitura havia colocado o
programa como uma das prioridades de governo, havendo reuniões semanais para
implementar o programa pelo poder público.

Desta forma, foram listadas as principais atividades do programa, divididas em 6 áreas:
Capacitação; Informação clara e de fácil acesso; Sensibilização; Mercado; Legislação; e
Gestão.

O Observatório participou de todas as reuniões de planejamento do programa, sendo
que no dia 20 de junho o Compra Londrina foi oficialmente lançado pela Prefeitura de
Londrina.

O lançamento sinalizou apenas uma “boa intenção” da prefeitura, é apenas o início para
o desenvolvimento do Programa Compra Londrina. Com a nomeação de um fundador
do Observatório (e agora membro afastado), aumentaram os esforços internos para a
implementação do programa.

Os principais desafios a serem superados tem relação com a adequação dos editais e a
divulgação destes. Para isto estão sendo realizadas reuniões com potenciais
fornecedores públicos, com o objetivo de adequar as licitações para a realidade local. O
Observatório continua acompanhando todo o processo, integrando o Comitê Gestor do
Programa, que tem se reunido quinzenalmente para implementar de fato o Compra
Londrina.

No final de 2017 foi lançada a primeira grande campanha do Programa Compra
Londrina, com a contratação de empresas para a produção do uniforme escolar. A
campanha obteve sucesso, garantindo que aproximadamente metade dos recursos
investidos fossem captados por micro e pequenas empresas locais, muitas delas
participando pela primeira vez em uma licitação.

“O número de empresas locais vencedoras de licitações saltou de 16% para 41,8% desde junho
de 2017, quando foi publicado o Decreto Municipal 753/2017, que regulamentou o programa.”

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