Participe!

Secretário Fábio Cavazotti participa da reunião do OGPL

Data publicação: 27/04/2021

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, participou da reunião semanal do Observatório de Gestão Pública de Londrina para fazer um balanço do trabalho do órgão e responder dúvidas da equipe do OGPL. Os demais secretários também serão convidados a participarem das nossas reuniões para debater o trabalho que têm realizado em prol do município.

Avanços

Quatro anos após assumir  a pasta, o secretário relatou sobre os avanços obtidos no período e os desafios a serem vencidos. Um dos pontos de melhoria, segundo ele, foi estabelecer critérios para compor o preço máximo dos produtos e serviços adquiridos para que sejam compatíveis com a média do mercado. Com esse ajuste, os descontos conseguidos em negociações geram economia real, visto que os valores de partida não estão superfaturados. 

Outro avanço foi a melhoria na gestão das licitações, que resulta em melhor planejamento das compras, menos tempo para concluir os processos e redução dos casos de desabastecimento por lentidão no trâmite da licitação. “Reduzimos o tempo médio de licitações de 167 dias para 102 dias”, exemplificou. 

A secretaria de Gestão Pública também reforçou a atuação do programa Compra Londrina e, atualmente, entre as empresas que participam de licitações, pelo menos 45% são do município. “Elas participam em um ambiente competitivo”, reforça. 

Desafios

Entre os desafios para os próximos anos, Cavazotti citou a necessidade de tornar mais eficiente o acompanhamento da execução dos contratos, principalmente em relação à gestão de estoque. Além disso, considera importante reduzir as compras com base em atas de registro de preço, pois, com a venda garantida por processo de licitação, é possível melhor negociação de valores.

O secretário antecipou que já está em fase de planejamento a implantação de um centro de logística que vai concentrar o recebimento de todos os produtos consumidos pelos diferentes órgãos do município. A prefeitura já conseguiu a concessão de um antigo barracão do IBC para instalar a estrutura. A ideia é centralizar o recebimento para que haja maior fiscalização do que é comprado e distribuído. Além disso, haverá espaço para manter um estoque de segurança, o que minimizará o risco de desabastecimento.

Parceiros