Reflexiva Pés Vermelhos vence concurso de debates

A equipe Reflexiva Pés Vermelhos, formada por Leonardo Filiputti, Luiz Henrique Batirola e Vitor Paiva, foi a campeã do Concurso de Debates do OGPL realizado no dia 18 de novembro. Os vencedores enfrentaram a equipe JCL no debate final, sobre o tema “Passe Livre para os Estudantes”. Antes, no debate classificatório, a Reflexiva e a equipe Retoricamente debateram sobre “Limites do Poder Judiciário”. Já a JCL enfrentou a equipe Tanto Faz em debate sobre “Impostos Sobre Grandes Fortunas”.

debate site
“Já participei de debates na faculdade, mas aprender as técnicas com os professores que deram treinamento para os concorrentes foi muito interessante”, elogiou Filiputti, que é estudante de Psicologia da Unifil.
Batirola, também do time vencedor, avaliou que a experiência é muito importante para o crescimento pessoal e profissional. “É uma atividade muito democrática”, disse ele, que estuda Direito na PUC e faz parte do Rotaract Pé Vermelho. Paiva, estudante de Direito da Unifil, destacou que aprendeu muito ao defender ideias com as quais não concordava. “Entendi que há pontos positivos nos dois lados”, opinou.
O concurso de debates foi uma iniciativa do Observatório em parceria com a JCI. “Conheci o modelo em um encontro da JCI em São Paulo e quis trazer para Londrina”, afirmou Mario Luiz Trevelin Júnior, da JCI e que também exerce a função de secretário geral do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. “É uma forma de aprender sobre oratória e incentivar a formação de lideranças”, disse.
Fabio Molin, do Conselho da Transparência de Londrina, foi um dos jurados do concurso e elogiou a iniciativa. “Debater é sempre importante, chama a atenção o fato de jovens se interessarem pelo concurso”, disse.
Robson Mendonça é coach de debates e deu algumas dicas sobre a arte de argumentar aos participantes em eventos anteriores. “Quanto mais argumentos, menos se perde a razão”, ensina, lembrando que conhecer o assunto é importante para debater, mas postura e entonação da voz também colaboram. “Quem está seguro sobre os próprios argumentos, não incorre no erro de agredir ou fazer ofensas pessoais”, afirma

Comentários (0)
Escrever um comentário
Seus Detalhes de Contato:
Comentário:
[b] [i] [u] [s] [url] [quote] [code] [img]   
:D:angry::angry-red::evil::idea::love::x:no-comments::ooo::pirate::?::(
:sleep::););)):0
Segurança
Você está aqui: Home Imprensa NOTÍCIAS Reflexiva Pés Vermelhos vence concurso de debates